Paleolítico: Paleo (antigo), Lítico (pedra). Período que começa com o surgimento do Homo Sapiens, até a invenção da escrita (600 mil a 10 mil anos a.C.). Também é conhecido como Idade da Pedra Lascada. Neste período o homem sustentava-se por meio da pesca, caça e coleta de vegetais. O homem era nômade, e habitava cavernas provisoriamente, até que os alimentos da região se esgotassem. O "sucesso" do homem neste período deu-se em grande parte pelo seu domínio do fogo e pela grande capacidade de construção de instrumentos com pedra lascada, ossos e madeiras. A sociedade deste tempo era igualitária, e já neste período o homem se utilizava de diversas formas de arte e magia.
Neolítico: Neo (novo), Lítico (pedra). Este período se inicia em 10000 a.C., quando o homem inventa a agricultura, domestica animais e começa a levar uma vida mais sedentária, deixando de ser nômade e passando a ter moradia fixa. Ao invés da pedra lascada, o homem começa a utilizar a pedra polida. Também neste período surgiu algo que, de acordo com alguns pesquisadores, foi um marco na evolução humana - a invenção da roda. A ideia de sociedade privada também surgiu neste período.
Idade dos Metais: Por volta de 4000 a.C., o homem começa a utilizar o fogo para fundir metais. Primeiramente obteve o cobre e, ao misturá-lo ao estanho, obtinha o bronze. Com isso os homens passaram a ter armas mais fortes. Na agricultura um avanço deste período foi a invenção do arado, que possibilitava o cultivo de áreas que antes eram impossíveis de serem cultivadas. Neste período começam a surgir as primeiras civilizações. A Pré-História teve fim com a invenção da escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário