sexta-feira, 2 de março de 2012

Civilização Mesopotâmica

A palavra "Mesopotâmia" vem do grego e significa entre rios. Isso porque na região haviam dois rios importantes: o rio Eufrates e o rio Tigre. Essa região localizava-se onde hoje se encontra o Iraque.

Povos Mesopotâmicos:


Sumérios: Viveram entre 4000 a 1900 a.C. Foram um povo de origem desconhecida e habitaram a região do delta mesopotâmico. As cidades sumérias possuíam muita autonomia, por isso disputavam constantemente uma hegemonia. Possuíam também importantes rotas comerciais entre si. As principais cidades sumérias eram: Ur, Urk e Nippur. Os sumérios também foram responsáveis pela invenção da escrita cuneiforme (escrita utilizando cunhas).

                                                                           

Babilônios: Viveram entre 1900 a 1200 a.C. Esse povo tem origem na região da península arábica. Foram responsáveis pelo primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurabi (Lei do Talião: "olho por olho, dente por dente"). Tiveram destaque também em áreas como matemática e astronomia. 

 

Assírios: Viveram entre 1200 a 612 a.C. Assim como os babilônios, os assírios também tiveram origem na península arábica. Esse povo manteve uma política expansionista bastante agressiva, e controlavam os povos conquistados por meio do terror e das deportações em massa.

 

Caldeus: Viveram entre 612 a 539 a.C. Ao fundarem seu império adotaram a Babilônia como capital. Alcançaram o seu auge no II Império da Babilônia, com Nabucodonosor. Esse foi o período dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Essa Teve pouca duração, pois em 539 a.C. os persas tomaram a Babilônia.

                                             




A sociedade mesopotâmica era dividida em duas castas ou estamentos. Um privilegiado, composto pela aristocracia, pelos burocratas do Estado, pelos militares e pelos sacerdotes. A outra camada social era a que tinha poucos, ou quase nenhum direito, formada por camponeses, artesãos e escravos. O Estado era controlado pelo Exército e pela Religião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário