Em comparação com outros animais, o ser humano é relativamente novo no planeta. E como estes, sofreu processos de adaptação às condições do planeta.
Australopitecos: Austral (sul), Pitecus (macaco). Viveram há cerca de 3 milhões de anos, no sul da África. Estudos mostram que erma bípedes e viviam em bandos, habitando cavernas. Manipulavam rústicos instrumentos.
Homo Habilis: Assim como os Australopitecos também vivia na África, e por conseguir manipular com facilidade instrumentos de corte, conseguiu criar uma "dieta" carnívora.
Homo Ergaster e Homo Erectus: Tinham características nômades, e habitaram além da África, a Ásia. Nessa fase o homem começou a adotar uma postura um pouco mais ereta. Além de terem sido os dominadores do fogo, erma muito hábeis com a caça. Foram também os primeiros a construir suas próprias casas.
Homo de Neanderthalensis: Recebe este nome pois seus fósseis foram encontrados na região de Neander, atual Alemanha. Além da Europa ocuparam também a Ásia, e foram, provavelmente, exterminados pelos Homo Sapiens.
Homo Sapiens (Cro-Magnon): Foi o antecessor direto do homem atual. Viveu em regiões da Europa e da Ásia. Moravam em cavernas e tinham uma avançada relação social, se comunicando por meio da fala. Eram hábeis caçadores de animais de grande porte.
Homo Sapiens Sapiens: Este é o homem atual. Possui a capacidade de reflexão (filosofia), possui um certo domínio da natureza, retirando dela os recursos essenciais de forma mais "fácil" em relação a seus antecessores. Outro grande diferencial é o polegar. Este é mais desenvolvido do que me gerações passada e em forma de "pinça", auxiliando na manipulação de pequenos objetos. Esta espécie ocupa as varias regiões do planeta desde, aproximadamente, 40000 anos atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário